Krav Maga TacticalP - Ambo Events

Go to content

Main menu:

Krav Maga TacticalP

O que é Krav Maga Tactical

Krav Maga Tactical (KMT)
é uma forma de defesa pessoal, baseada no Krav Maga original e desenvolvida , posteriormente, tanto para pessoas particulares como para forças de segurança privadas e estatais.

Krav Maga (em hebraico "Luta de Contacto") foi desenvolvida para as autoridades de segurança Israelitas de pós-guerra e considerada um dos melhores sistemas de defesa pessoal, dado às suas técnicas comparativamente simples mas extremamente efectivas e baseadas no instinto. É aprendida e utilizada, em todo o mundo, por muitas forças policiais e de segurança.

KMT constitui um novo desenvolvimento, de acordo com as exigências e legislação do mundo ocidental. Enquanto que no Krav Maga inicial o aspecto desportivo e a execução final - por outras palavras, a morte - do adversário terem uma importância relativamente grande, dado as exigências de uma região em crise, no KMT trata-se, em primeira linha, na resolução de situações de conflito de todas as espécies no dia-a-dia. Salienta-se que qualquer pessoa pode aprender KMT, independentemente da idade ou condição física.

A Organização-KMT desenvolve também treinos especiais para mulheres, seniores e até para deficientes físicos ou visuais. Alguns dos nossos instrutores obtiveram formação nas respectivas especialidades. A experiência destes especialistas junto com a dos instrutores na formação de forças estatais e outros profissionais de segurança, fluem, por sua vez, no KMT, resultando daí um desenvolvimento contínuo, consciente e permanente, de grande benefício para o KMT, contrariamente a outros sistemas.


Pontos fortes do KMT

Defesa pessoal moderna, flexível e realística.
Adequado a todos os grupos etários e condições físicas.
Aperfeiçoamento contínuo permanente.
Treinos específicos, p.ex.para indivíduos deficientes físicos ou visuais.
Instrutores competentes e experientes.
Um treino ajustável às necessidades de cada pessoa.

O objectivo do KMT não é a vitória sobre um adversário, mas sim o domínio e sobrevivência em situações de perigo no dia-a-dia, assim como em confrontos de rua violentos, mesmo contra adversários armados
.


Características do KMT

Ao contrário da maior parte das artes marciais, no KMT não é necessário cumprir nenhuma sequência especial. Os movimentos básicos aprendidos vão sendo combinados, com outro dinamismo. Esta liberdade de improvisação permite ajustar-se, o mais rápido possível, a qualquer situação- um aspecto importantíssimo - justamente em relação ao domínio de situações de stress, nas quais (felizmente) o cidadão comum raramente se vê envolvido.

No caso de se ser confrontado com uma agressão, aquilo que se aprendeu deve ser posto em prática rápida e instintivamente. Tudo o resto pode ter consequências fatais. O importante é, principalmente, que as técnicas sejam usadas sem grande esforço e que, através de rapidez e ataque-surpresa, se ponha termo a situações de perigo .Isto evita, por um lado, o risco de ferimentos e, por outro, possibilita, ao agredido, usar a força que lhe resta para se colocar em segurança.

No KMT, juntamente com defesa desarmada, também se praticam técnicas que ensinam como usar armas de golpe e de ponta e até objectos de uso diário para defesa. Além disso é mostrado como se podem usar armas de fogo, as próprias ou outras, com as quais se é ameaçado, sem ser a disparar. Proporcionalmente, um meio de enorme importância relativamente às exigências legais de utilização de armas.Pois, o caso de ser provado que um agressor não estava assim tão fortemente armado como se julgava, pode trazer consequências jurídicas enormes.

Os instrutores de KMT não lhe mostram só como se defender efectivamente. Uma parte integrante de KMT é também o comportamento correcto numa situação de conflito e o conhecimento da situação legal. Nós mostramos como pode evitar um agravamento da situação, verbalmente ou através de linguagem corporal e, se se chegar a um confronto corporal, o que é ou não permitido. Assim, pode usufruir da nossa experiência, tanto na formação de órgãos policiais e serviços de segurança, como também de conhecimentos práticos. Muitos dos nossos instrutores fazem parte de serviços policiais e de segurança. KMT contém técnicas de golpe de Box, técnicas de mão aberta, técnica de dedos nos olhos e laringe, cotoveladas e pontapés do karaté, técnicas de bloqueamento e imobilização do Jiu-Jitsu e Aikido, assim como alguns arremessos e arrastões simples.


Público alvo

Para a questão, quem deve aprender KMT, há só uma resposta: qualquer pessoa. Já que, nos tempos que correm, qualquer um deve ter em conta uma agressâo espontânea. E a pior maneira de estar preparado para uma agressão é a esperança de que esta nunca aconteça.

Num treino realista, quando se é confrontado com situações de agressão, o medo é, em grande parte, reduzido. Pode actuar conscientemente e, efectivamente, defender-se.Quem mostra autoconfiança e sabe como comportar-se em situações de conflito, reduz o perigo de ser agredido.

Toda a gente pode aprender KMT. Dado as técnicas nâo serem desenvolvidas através da força física e que cada aluno começa no nível apropriado, não importa a idade ou condição física.

Atenção: Pré-requisito para a aprendizagem de KMT é ter atingido os 18 anos de idade. Além disso os alunos de KMT não podem ter cadastro por delitos de violência ou capitais.


KMT Law Enforcement

KMT- Law Enforcement proporciona seminários e horas de treino, apropriadas a forças policiais e de segurança, complementando o KMT para civis, em pontos importantes: contem técnicas especiais de desagravamento (não só para portadores de armas de fogo), técnicas de domínio e retenção, manejamentos de transporte, fixações, luta de chão, treinos de cenário, treino anti-stress e trabalho de equipa.

Para além disso no KMT-Law Enforcement é treinado a utilização de algemas, kubotan e bastões extensíveis (PR-24, MEB/ASP) sendo obrigatória, para os últimos, a apresentação de licença da entidade patronal ou/e uma licença de excepção das autoridades competentes.

Uma menção especial ao citado treino anti-stress: trata-se de um treino extremamente realista e único, desenvolvido a fim de criar uma resistência ao stress que possibilite agir de uma forma controlada, emocional e fisicamente, a situações de perigo, como por exemplo, a estados de emergência.

Os métodos usados no treino anti-stress fomentam o desenvolvimento do chamado "Sistema de aviso prévio" (reconhecer o perigo o mais cedo possível) assim como fortalecem a segurança de acção (avaliar correctamente os perigos, reagir de acordo, desagravar ou controlar). Para atingir estes objectivos é aconselhável assistir a um seminário de vários dias ou treino regular, pelo menos uma vez por semana.


 
Back to content | Back to main menu